O palmito pupunha entrou na minha vida há uns 5 anos desde que me tornei vegetariana. Eu amo receitas que levam esse vegetal. Essa receita da Rita Lobo me deixou com água na boca e uma vontade enorme de fazer!
INGREDIENTES
- 4 toletes de palmito pupunha fresco (cerca de 500 g)
- ½ cebola
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 folha de louro
- 1 cravo-da-índia
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- sal a gosto
MODO DE PREPARO
1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário médio (que comporte 1 litro).
2. Descasque a cebola e prenda a folha de louro, espetando com o cravo. Corte os palmitos em rodelas grossas de cerca de 1 cm e reserve.
3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, junte a manteiga e, assim que derreter, misture a farinha de trigo e mexa bem por 1 minuto. Tire a panela do fogo e adicione todo o leite de uma só vez. Com o batedor de arame, misture vigorosamente para dissolver os gruminhos de farinha.
4. Volte a panela ao fogo médio, adicione a cebola espetada com louro e mexa com o batedor por cerca de 10 minutos, até engrossar. Assim que o molho estiver pronto, desligue o fogo e, com uma pinça, retire e descarte a cebola. Tempere com noz-moscada e sal a gosto.
5. Cubra o fundo do refratário untado com metade do molho. Disponha as rodelas de palmito, uma ao lado do outra, preenchendo o fundo do refratário. Regue com o restante do molho e polvilhe com o queijo parmesão ralado.
6. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva a seguir como prato principal ou acompanhamento.