Você já pensou qual estilo de decoração combina mais com a sua casa e com você? Na busca por organizar o nosso espaço e deixar a nossa casa do jeito que sempre sonhamos, recorremos a um pout-pourri de referências aqui e acolá. Por isso, reuni aqui algumas ideias de 12 estilos super originais e diferentes para você se inspirar, misturar e, quem sabe, criar o seu próprio estilo de decoração.
Estilo Rústico
Conforto, leveza e ambientes aconchegantes são as palavras chave do estilo rústico. Inspirado no estilo de vida country norte-americano, móveis e acessórios feitos a partir de materiais naturais como a madeira e o algodão simbolizam a ideia básica dessa tendência de decoração – um retorno às raízes, no qual menos é sempre mais. Cores vivas e alegres, flores frescas direto do jardim, peças decorativas da época de nossas avós e a chama do fogo sempre crepitante na lareira são algumas das mais marcantes características deste estilo bucólico.
Estilo Escandinavo
A receita secreta dos escandinavos para decorar é simples e sedutora: uma grande porção de comodidade, alcançada através de um mobiliário funcional e bonito, complementada por acessórios pontuais em cores claras e tenras, além de um design clean com linhas simples. As formas orgânicas e os materiais naturais também refletem a proximidade dos povos nórdicos com a natureza. Uma mesa de madeira maciça é item obrigatório em qualquer cozinha decorada no estilo escandivavo, por exemplo.
Estilo Inglês
O estilo inglês remete à tradição, classe e ao charme real da monarquia britânica. O mix de estampas, os tecidos pesados, os ricos tons de verde, azul e as cores de berries – pequenas frutas típicas da região, como amora, fambroesa e mirtilo -, juntamente com o design de um sofá de couro Chesterfield, são características marcantes desta linha de decoração. O estilo inglês reúne elementos dos estilos colonial e industrial. Flores frescas, um elegante jogo de chá de porcelana pintada à mão e acessórios vitorinianos enobrecem ainda mais a decoração inglesa.
Estilo Náutico
Para quem sonha em viver à beira-mar, o estilo de decoração náutico certamente trará para a casa uma brisa fresca do oceano. As cores clássicas são os tons marítimos azul e branco, sendo possível usar também o vermelho pontualmente, enquanto acessórios como vasos com areia, conchas e modelos de navios, associam a decoração à um verdadeiro balneário de originalidade. Móveis em madeira rústica e retorcida dão o toque final ao visual dos ambientes em estilo náutico.
Estilo Francês
O savoir-vivre (em português, “saber fazer”) e laissez-faire (expressão que determina uma atitude despreocupada) também se refletem no estilo francês para interiores. A decoração francesa transmite todo um estilo de vida e o chame de tudo aquilo que é propositalmente imperfeito. O estilo parisiense é composto principalmente de influências do barroco, além de peças de design contemporâneo e toques de personalidade, enquanto as casas do sul da França conservam suas características mediterrâneas.
Estilo Barroco
O período barroco foi marcado pela pompa, esplendor e grandeza, tanto na arte quanto na arquitetura. Quem já ouviu falar ou teve o privilégio de visitar o Palácio de Versalhes na França, sabe do que toda essa grandiosidade se trata. Um espelho com moldura imponente, enormes lustres de cristal, papel de parede brocado, pinturas antigas com grandes contrastes de luz e sombra e sofás com curvas elegantes são elementos barrocos que podem complementar a decoração dos ambientes neste estilo.
Estilo Colonial
Quando falamos em estilo colonial, logo pensamos em madeiras escuras e móveis pesados em meio a um cenário exótico e de temperaturas tropicais. Mas como esses elementos se encaixam? As nações Ibéricas que colonizaram diversos lugares na Ásia, África e Américas tinham preferência por um estilo de decoração especial, uma vez que os colonizadores não abriam mão dos seus antigos móveis de família que passavam de geração em geração. No entanto, eles tiveram que adapatar esse visual de forma criativa, de acordo com a disponibilidade de matéria-prima e do artesanato local, além do clima quente e úmido dessas regiões.
Estilo Boho
Boho é uma expressão derivada da palavra francesa bohème, que significa um movimento de espírito livre e criativo. Este espírito também se reflete na decoração homônima. Combinação de estampas, objetos decorativos estilosos, além de móveis e acessórios com influências das culturas marroquinas e indianas são os elementos que moldam o estilo boho. As peças-chave para os interiores boho são os puffes em estilo oriental, os tapetes Kilim gregos e xícaras de chá árabes dispostas em uma bandeja de prata.
Estilo Vintage
Na língua inglesa, a palavra vintage também significa “clássico” e é particularmente usada como referência a toda uma atmosfera que remonta ao passado. O mesmo vale para os móveis e acessórios vintage, que se distinguem por sua aparência atemporal e de excelente qualidade. Para destacar a decoração e realçar ainda mais o visual dos ambientes organizados em estilo vintage, aposte em tapetes persas, malas Louis Vuitton e livros antigos.
Estilo Shabby Chic
O estilo shabby chic faz alusão ao visual gasto e antigo de móveis, têxteis e acessórios, combinados de maneira a formar um todo moderno e elegante. Como uma espécie de subcategoria do estilo do vintage, o shabby chic conquistou milhões de entusiastas ao redor do mundo com o seu charme imperfeito. Móveis adquiridos em mercados de pulgas ou peças de retrô românticas e femininas são destaques nobres desse estilo, tais como papel de parede e roupa de cama com padronagens florais. Um espelho com moldura dourada pode completar a decoração shabby chic de qualquer cômodo da casa.
Estilo Retrô
O estilo retrô é uma homenagem ao design dos móveis dos anos 50 e 60. Móveis em madeira teca e mesas com desenhos geométricos são ícones da década de 1950, enquanto que dez anos mais tarde, formas mais orgânicas passariam a ditar o tom do mobiliário, assim como novos materiais, como o plástico em cores vivas. Um clássico do design dos anos 50 e uma das peças que até hoje continua a ser um dos móveis mais populares de todos os tempos é a cadeira Eames Plastic Chair, a EPC.
Estilo Feng Shui
Muitas pessoas podem jurar que o feng shui proporciona o perfeito equilíbrio e bem-estar entre quatro paredes. Os princípios desta prática oriental ajudam na combinação de certos materiais, como a madeira e o metal, enfatizam que o centro da casa e da decoração reflete o próprio “centro espiritual” dos moradores, além de seguir uma determinada teoria de combinação das cores. De qualquer forma, é um estilo que certamente trará paz e harmonia para qualquer ambiente.
Imagens: Westwing Home & Living